A gestão do lixo do seu condomínio é um caos ou ainda possui falhas? Como resolver?

A gestão do lixo pode ser difícil em muitos condomínios. Há várias razões para isso: desde a falta de planejamento até a pouca participação dos moradores. Neste caso, a ausência de educação ambiental pode ter impactos negativos na coleta seletiva de resíduos.

Em alguns casos, o gerenciamento dos resíduos pode se tornar um verdadeiro caos. Viver em comunidade é sempre desafiador, e quando  assunto é lixo, o Brasil ainda tem muito o que caminhar.

Veja a seguir quais são os principais problemas enfrentados por condomínios que não têm ou enfrentam obstáculos à implantação da gestão do lixo.

A falta de planejamento gera acúmulo de lixo em locais não apropriados

Quando não há planejamento da gestão do lixo, ocorre falta de informação a respeito do perfil de geração de resíduos no condomínio. Com isto, acaba não havendo ações coerentes com as demandas específicas daquele local.

Em outras palavras, as pessoas não têm lugares, datas e horários certos para fazerem o descarte. Por essa razão, muitas irão depositar o lixo nos corredores, nas escadarias ou mesmo na portaria do condomínio, inviabilizando a coleta seletiva.

Assim, para que a gestão do lixo funcione, é importante planejar. Ao fazer isso, o administrador do condomínio tem a oportunidade de tomar melhores decisões para o condomínio.

Para uma boa gestão do lixo, é importante distribuir contentores em locais estratégicos. No entanto, essa decisão depende do perfil do condomínio. O volume dos contentores também é importante, assim como os dias de coleta seletiva.

Os locais de descarte devem ser bem sinalizados, para evitar que os resíduos acabem se misturando no decorrer do processo.

A ausência de educação ambiental conduz ao descarte do resíduo misturado

O principal obstáculo ao sucesso da gestão do lixo é a falta de aderência da comunidade ao processo. E o que gera a falta de participação é a ausência de educação ambiental. Nem todo mundo compreende a importância de separar o lixo úmido do seco, descartando ambos misturados nos contentores.

Essa ação não apenas dificulta a coleta seletiva como também causa problemas como poluição visual e formação de maus odores.

A solução para isso é a adoção de estratégias de comunicação para informar e educar os condôminos a respeito da separação do lixo. Neste caso, a criação do novo hábito pode demorar um pouco, o que irá requerer consistência no fornecimento da informação.

Ou seja, tenha paciência e se prepare para esclarecer dúvidas constantemente. Nesta etapa, é fundamental se comunicar de modo eficiente,  até que os novos hábitos estejam formados na comunidade.

A falta de locais de armazenamento dos resíduos dificulta a gestão do lixo

O planejamento da gestão do lixo é fundamental para determinar onde o lixo será armazenado. Não obstante, conhecer o volume de resíduo produzido no condomínio é importantíssimo para determinar as dimensões dos contentores.

Imagine, por exemplo, que seu prédio tenha 50 apartamentos que produzem um volume semanal de resíduos recicláveis de 4000 livros. Mas o depósito do condomínio comporta apenas 3000 litros. O que ocorreria com os 1000 que ficarão sem armazenamento?

Até que novos contentores sejam adquiridos ou que novos acordos para a coleta seletiva sejam feitos, os volume extra de resíduos pode se tornar um problema ambiental.

Esse é um grande obstáculo na gestão do lixo de condomínios, pois a maioria dos administradores não conhece o perfil de geração de resíduos do seu prédio. Com isso, há o subdimensionamento dos contentores e vários problemas surgem.

Assim, a gestão do lixo do condomínio depende do planejamento para dimensionar os contentores e posicioná-los adequadamente. A ausência ou a insuficiência de locais de armazenamento também é uma falha que pode gerar muitos problemas ao condomínio.

Seu condomínio tem esses problemas também? Entre em contato conosco para resolvê-los! Agradecemos a confiança.