Conteinerização revoluciona a gestão de resíduos em cidades

Uma abordagem inovadora para uma cidade mais limpa e sustentável

Em um esforço notável para melhorar a gestão de resíduos sólidos, a conteinerização das cidades tem se destacado como uma estratégia eficaz que traz consideráveis benefícios para a população e o meio ambiente. A implementação de recipientes padronizados, projetados para proteger os resíduos das condições climáticas e dificultar o acesso a insetos e outros animais, está revolucionando a forma como as cidades lidam com o lixo.

Os contêineres desempenham um papel crucial nesse processo devido às suas tampas e à utilização de plástico de alta resistência mecânica (PEAD) em sua fabricação. Além disso, esses recipientes possuem cantos arredondados, o que facilita a higienização e são leves, tornando-os simples de manusear. Isso representa um benefício tanto para a população quanto para os coletores de lixo.

Camila Bortoletto, gerente de desenvolvimento de negócios da Contemar Ambiental, destacou: “A distribuição estratégica dos contêineres em todo o município, onde os cidadãos depositam seus resíduos, é de extrema importância. Essa abordagem permite a implementação de um sistema de coleta automatizada, operado por caminhões especialmente adaptados. Isso reduz significativamente a operação humana, minimiza os riscos de acidentes e, como resultado, melhora consideravelmente a eficiência na coleta de resíduos sólidos.”

Os resultados são notáveis, como destaca o Panorama 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), que aponta melhorias nas áreas ambiental, social, econômica e da saúde devido à gestão adequada de resíduos.

Camila Bortoletto destaca a importância da conteinerização na promoção da saúde pública, uma vez que o acondicionamento adequado de resíduos previne doenças, como a leptospirose e a dengue.

Além disso, a conteinerização proporciona economia e segurança aprimoradas para todos os envolvidos. À medida que as cidades adotam essa abordagem, a população e o meio ambiente coletam os benefícios de uma gestão de resíduos mais eficiente e sustentável.

Para obter mais informações sobre a conteinerização, é possível assistir ao vídeo disponível e descobrir como essa estratégia tem transformado as cidades em locais mais limpos, saudáveis e inteligentes