Lixo orgânico: como é o descarte?

Aqui na blog, falamos bastante sobre a importância da reciclagem. A quantidade de lixo produzida no Brasil é continental: segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos, estudo produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gerou 79 milhões de toneladas de resíduos apenas em 2018. Mas o que não se diz é que, além dos resíduos sólidos, o País também produz muito lixo orgânico — e ele pode ser reaproveitado na sua casa.

A reciclagem pode ser feita tanto com o lixo reciclável quanto com o orgânico, o que muda são os processos e fins. Neste post, você vai entender como descartar corretamente os resíduos orgânicos:

O que é lixo orgânico?

É todo resíduo gerado por um ser vivo, ou seja, o lixo de origem vegetal ou animal. Por exemplo: restos de verduras, legumes e outros tipos de alimentos.

Por que separar lixo reciclável do orgânico?

A reciclagem reduz de forma significativa o impacto da produção de lixo no meio ambiente: diminui os gastos com recursos, economiza água e evita que esses resíduos parem em locais de descarte inadequados. Para se ter uma ideia, o Brasil é o 4º maior produtor de plástico no mundo. Mas o problema é que apenas um pedaço dele pode demorar 400 anos para se decompor. Portanto, a reutilização de todo esse material é urgente. 

Quando você separa o lixo orgânico do reciclável, consequentemente também separa os rejeitos — aqueles resíduos que não podem ser aproveitados, como papel higiênico usado, camisinhas, absorventes e fraldas descartáveis. Quando não é separado, o lixo pode ter sua capacidade de reciclagem inviabilizada.

Como descartar corretamente o lixo orgânico?

A maneira mais eficiente e sustentável de reciclar o lixo orgânico é por meio da compostagem, processo que o transforma em adubo. Além disso, é possível transformar os resíduos em húmus, adubo orgânico de alta qualidade, e em pesticida natural. Assim, você reutiliza tudo de maneira ecologicamente correta e ainda consegue obter legumes e verduras mais saudáveis.

O que não pode ser usado na compostagem?

  • frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;
  • Gorduras animais (como restos de carnes);
  • esterco de animais domésticos;
  • comida temperada;
  • carvão.

Como fazer a compostagem?

A maneira mais fácil é usando uma composteira convencional, que conta com três ou mais caixas empilháveis de plástico, ou a automática, que traz mais praticidade ao dia a dia. No entanto, não é obrigatoriamente necessário tê-la. Você pode fazer a compostagem usando materiais recicláveis.

Material

Veja o que você vai precisar:

  • 1 recipiente. Pode ser um pote de sorvete, lata de tinta ou um balde
  • 1 bacia rasa
  • matéria seca. Pode ser cascalho de árvore, papelão, folhas secas, serragem, aparas de grama ou palha de milho;
  • Material úmido. Pode ser resto de leite, borra ou filtro de café usado, cascas de frutas, iogurte ou sobras de verduras e legumes;
  • pedaços de tijolo;
  • 1 par de luvas.

Montagem

Comece furando o recipiente — é pelo buraquinho que o chorume (líquido eliminado pelo lixo orgânico) vai vazar. Depois, coloque a bacia — que vai receber o chorume — embaixo dele. No entanto, ela não deve ficar em contato direto com o pote, senão não haverá espaço para o líquido escorrer. Por isso, pegue os pedaços de tijolo ou outro material que possa servir de calço para deixar o recipiente mais alto que a bacia bacia.

Agora é a hora de colocar o lixo orgânico e o material seco. Para que a compostagem dê certo, é preciso seguir uma ordem: 1 camada de úmidos  para 3 camadas de secos. 

Depois disso, você deve esperar por pelo menos 15 dias para mexer no material com um garfo de jardinagem. 

No entanto, o processo é lento: o húmus fica pronto em mais ou menos 2 ou 3 meses. Para saber se seu adubo está pronto para ser usado, portanto, veja se sua cor é escura e o cheiro é de terra.

Viu como é possível reciclar o lixo orgânico em casa? Então, descubra agora como é feito o descarte do lixo industrial!