Tudo sobre o lixo industrial

Você acha que sabe tudo sobre o lixo? Pois, acredite: os resíduos domésticos são apenas uma pequena parte do grande mar de resíduos que despejamos no planeta diariamente. Embora seja importante cuidar do material que descartamos, a grande culpada pela poluição do planeta é a indústria.

O lixo industrial tem se espalhado sem que as instituições tenham responsabilidade pelo que descartam. Lembre-se de que materiais presentes no nosso dia a dia também foram produzidos pelas indústrias. Por exemplo: o Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico.

Além da produção de materiais, essas empresas também poluem de outras formas. Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira agora tudo o que você precisa saber sobre o lixo industrial.

Tudo sobre o lixo industrial: o que é?

É o conjunto de resíduos produzidos dos processos industriais, que podem ser:

  • manufatura de bens de consumo;
  • processamento de alimentos;
  • produção de plástico;
  • produtos químicos;
  • papel e celulose;
  • petroquímicos;
  • de mineração.

Além do lixo causado pelos bens em si (o descarte incorreto de uma televisão ou de um produto de plástico, por exemplo), a indústria também necessita de matéria-prima, como o ferro, a água e a madeira, para criá-los. A manufatura também produz lixo, que pode ser inofensivo ou tóxico.

Por que o lixo industrial é tão perigoso?

O processo de produção de itens industriais, apesar de manufaturado (dividido em diversas etapas), é complexo. Cada tipo de material exige uma produção diferente. Com isso, a diversidade de lixo produzido por esses locais é gigantesca. O lixo pode vir, por exemplo, da extração da matéria-prima, do restante de material não utilizado, da quantidade de água utilizada para produzi-lo, da fumaça da fábrica em si e, claro, do descarte do produto final pelo consumidor.

Embora a indústria brasileira tenha reduzido consideravelmente a poluição do ar, o descarte indevido e ilegal em locais clandestinos ainda provoca a poluição do solo, rios, lagos, mares e lençóis freáticos.

Petróleo

A indústria petroquímica é a mais poluente do mundo. No Brasil, a substância é majoritariamente retirada do mar. Portanto, a poluição por derramamento de petróleo no oceano é algo de extremo mal ao meio ambiente, mas muito comum no País. Por exemplo: de 30 de agosto de 2019 a janeiro de 2020, mais de mil localidades do litoral do Nordeste e dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro foram atingidas por manchas de óleo — e isso vindo de apenas um caso.

Além disso, não podemos nos esquecer de que a maior parte do plástico produzido tem o petróleo como matéria-prima 

Têxtil

Logo atrás da indústria petroquímica vem a têxtil — a indústria da moda. Para se ter uma ideia, o poliéster requer o uso de 70 milhões de barris de petróleo todos os anos. Detalhe: demora mais de 200 anos para se decompor. Além disso, cada calça jeans produzida no Brasil consome 5.196 litros de água, do plantio de algodão ao descarte do tecido.

Como descartar o lixo industrial corretamente?

Antes de tudo, é preciso definir com qual tipo de lixo industrial estamos lidando, que pode ser de 3 classes:

  • 1 — perigosos;
  • 2 — não inertes (possivelmente contaminantes);
  • 3 — inertes (não contaminantes).

A indústria precisa separar e embalar todo o lixo tóxico, etiquetá-lo e enviá-lo a um centro de tratamento. Grande parte dos produtos industriais não é contaminante, mas produtos contaminados só podem ser reaproveitados após passarem por um tratamento de reciclagem.

Outras formas de descartar o lixo industrial são:

  • coprocessamento: transforma os resíduos em combustível para fornos das indústrias cimenteiras, mas sem gerar gases poluentes;
  • incineração: destrói o lixo da classe I, que é formado por resíduos corrosivos, reativos, tóxicos, inflamáveis ou patogênicos;
  • aterramento: também é uma forma de descarte para resíduos da classe I. No entanto, o aterro precisa seguir as normas da secretaria municipal de cada cidade, que destina uma área própria para o lixo industrial.
  • beneficiamento de resíduos: destrói, de forma térmica, os itens contamináveis, como óleo e resíduos sólidos.

Agora que você já sabe como é feito o descarte do lixo industrial, saiba o que ocorre com os resíduos hospitalares.