PEV’S contribuem para a reciclagem adequada de vidro

Coleta Seletiva desperta conscientização da população para descarte apropriado de materiais vítreos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, vidros são totalmente recicláveis e um dos que mais trazem benefícios ecológicos devido ao seu reaproveitamento com a logística reversa. De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), a destinação pós-consumo pode vir de diferentes formas, como produção de embalagens, produção de espuma e fibra de vidro e até mesmo bijuterias. Conforme índice realizado em 2018 pela Associação Brasileira da Indústria do Vidro (Abividro), 25,8% do vidro descartado de forma correta é reciclado.

Além do benefício ecológico, a reciclagem de vidro também gera benefício econômico, já que é um material que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perdas no processo. De acordo com um levantamento realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), somente os materiais recicláveis que são levados para os lixões, representam uma perda de 14 bilhões por ano, considerando que os mesmos poderiam gerar renda e receita para a população que trabalha com essa atividade.

Como o PEV pode ser a solução?

Como já previsto na Lei nº 12.305, de 2010, 3 esferas são responsáveis pela efetividade das ações para confirmar o seguimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade.

É nesse contexto que os Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) surgem em cidades de todo o Brasil. Conforme explicação da Gerente de Projetos, Camila Bortoletto da  Contemar Ambiental, empresa especializada em conteinerização, o objetivo desses PEVs é de auxiliar a população a fazer o descarte correto de materiais recicláveis. O ideal é que a população separe e descarte separadamente o lixo úmido do seco. Os secos, são os resíduos recicláveis que são materiais como papel, plástico, metal e, inclusive, o vidro, facilitando seu processo de reciclagem com a logística reserva.

Com isso, além de uma sociedade mais responsável, esse tipo de ação desencadeia pessoas mais conscientes em relação para onde vai seu próprio lixo e o motivo pelo qual sua separação correta traz benefícios para todo o mundo.