Por que jogar lixo na rua pode provocar enchentes?

Por que jogar lixo na rua pode provocar enchentes? O descarte e o armazenamento incorretos de resíduos estão entre as principais razões para esse problema. Veja mais!

A gestão incorreta do lixo é uma das razões para as enchentes que geram inúmeros transtornos nas cidades. Quando não é a razão do problema, é ao menos um fator agravante de inundações. Este é o caso recorrente do município de São Paulo, mas a situação pode ser vista em todo o Brasil.

Em São Paulo, além da impermeabilização do solo e grande concentração de construções, o volume de lixo produzido nem sempre é destinado corretamente. Com isso, uma quantidade enorme de resíduos vai parar nos bueiros e bocas-de-lobo, entupindo-os e intensificando o problema das enchentes. 

Saiba a seguir como a conteinerização dos resíduos é parte da solução para esse problema.

O que ocasiona enchentes nas cidades?

As enchentes são consideradas desastres naturais, no âmbito urbano. Podem impactar negativamente a população.

Uma enchente ocorre quando a vazão de água excede a capacidade de escoamento do rio ou do curso d’água. Isto tende a ocorrer com maior frequência nos períodos de chuva, que ocasionam incrementos na vazão.

Quando uma construção é realizada, em seu projeto constam previsões quanto ao escoamento da vazão. Isso é feito justamente com o intuito de evitar as enchentes e alagamentos. 

Para não haver alagamentos, são construídas as chamadas obras de arte de uma via, que são as bocas de lobo, os canais de escoamento, entre outros tipos de dreno. O que vem ocorrendo é a dificuldade de se prever a vazão de chuvas. Afinal isso vem se alterando em razão das mudanças climáticas, que alteram, também, o regime de chuvas nas regiões. Com isso, os drenos tornam-se insuficientes para conter a vazão. 

Outro fator importantíssimo é que os drenos devem estar livres de bloqueios. Isto é, a manutenção deve remover a presença de vegetação invasora e de resíduos que possam ter ido parar ali por obra do vento ou da água. 

Armazenar os resíduos em contentores apropriados é importantíssimo para evitar enchentes.

Porque jogar lixo na rua pode provocar enchentes?

O dimensionamento dos drenos é importantíssimo. Porém, igualmente importante é sua manutenção. Para que eles possam funcionar plenamente, devem estar livres de obstáculos.  

O lixo descartado na rua ou em locais impróprios,(além da má gestão) inevitavelmente obstrui esses drenos. É que o escoamento da cidade é projetado para favorecer o movimento de água na direção desses canais.

Dessa forma, a água irá carregar tudo o que estiver pela frente, arrastando consigo os resíduos encontrados ao longo do caminho até os drenos, que por sua vez vão ser despejados nos rios e desaguar nos oceanos.

O que fazer para reduzir o problema das enchentes ocasionadas pelo acúmulo de lixo?

Reduzir o problema das enchentes está ao alcance de toda a comunidade. Para isso, o primeiro passo é descartar os resíduos no local correto, o que irá evitar que sejam carregados pela chuva até os drenos.

Para isso, é importante a conteinerização, que é distribuir contentores apropriados ao longo da cidade de forma lógica e estudada e criar campanhas de conscientização da população. Essa é a maneira de começar a desenvolver o caminho para a criação da cultura de cuidado com o meio ambiente.

Os contentores da Contemar foram projetados para assegurar que os resíduos fiquem isolados do ambiente, evitando que o resíduo seja carreado pela chuva e venha a causar entupimentos nos canais de drenagem e galerias de água.

A Contemar também se preocupa em desenvolver seus contentores de modo que o ambiente fique livre da contaminação causada por resíduos. Eles impedem que água da chuva entre e carregue o lixo para onde ele não deve ir. Quer saber mais? Entre em contato conosco!