CONTEMAR PROMOVE JORNADA SOBRE MANEJO DE RESIDUOS DE SERVICIO DE SAUDE

No último dia 9 de junho, das 14 às 17h30h, a Contemar Ambiental realizou a “24ª Jornada – Manejo de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS)”. O evento aconteceu na sede da empresa, localizada na Avenida Georg Schaeffler, 1.985, Éden, e contou com a participação de aproximadamente 40 integrantes, entre professores universitários, estudantes do ensino superior e profissionais da saúde.

O treinamento “Manejo de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS)” promovido pela Contemar Ambiental foi concebido pela gerente da Divisão Hospitalar Camila Bortoleto, e pela professora-doutora Elisabeth Pelosi Teixeira, docente da FATEC-SP e especialista em microbiologia.
500 pessoas treinadas – Segundo Elizabeth, em cada edição existe um público diferente – por isso, o tema é mantido desde a primeira edição do programa. “Discutimos sobre Legislação e Classificação de Resíduos, e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Nesses dois anos de programa já treinamos 500 pessoas que, certamente, multiplicaram esse conhecimento. Alunos e docentes de todas as universidades de Sorocaba já participaram desta jornada”, conta.
Ineditismo – A iniciativa de promover a “Jornada de Manejo de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS)” é inédita em Sorocaba e tem o objetivo de fomentar e disseminar a importância da manipulação adequada destes resíduos que, em sua maioria, são infectantes e nocivos à saúde humana e do meio ambiente.
A Contemar oferece gratuitamente a Jornada para dar o suporte completo à comunidade geradora dos resíduos, desde a coleta até seu tratamento e destinação correta. “Parte dos profissionais que trabalham na área da saúde, não se preocupam com o gerenciamento adequado do lixo hospitalar, colocando em risco a saúde de outras pessoas. A Jornada nasceu para ressaltar essa preocupação”, explica Camila Bortoleto.

Após as palestras, os participantes visitaram as instalações da Contemar para conhecer, passo a passo, o tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde.
A Jornada de Manejo de RSS acontece na segunda quinta-feira de cada mês, sempre na sede da Contemar Ambiental. Para mais informações os interessados podem ligar para (15) 3235-3700 ou enviar e-mail para suportehospitalar@contemar.com.br.