CONTEMAR DEFENDE A MUDANÇA CULTURAL NA COLETA DE RESÍDUOS

Contenerização e Coleta Mecanizada de Resíduos Sólidos Urbanos utilizada na região de Sorocaba vai ser mostrada no 3º Workshop de Gestão Integrada de Resíduos.

Um sistema mundialmente reconhecido como eficiente ferramenta para gestão de resíduos, que vem sendo utilizado há anos na região de Sorocaba, SP – a coleta mecanizada – vai ser apresentado em palestra da Gerente de Sustentabilidade da Contemar Ambiental, Camila Passarella Bortoletto, durante o 3º Workshop sobre Soluções e Tecnologias para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Organizado pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing em parceria com a Casa Viva Eventos Ambientais, o evento acontece no próximo dia 18 de outubro, no Centro Empresarial Rio, em Botafogo, Rio de janeiro.

Para a execução da coleta mecanizada, segundo a Contemar, é necessário a contenerização dos resíduos, isto é, a disponibilização de contentores em locais estratégicos permitindo à população realizar o descarte no momento mais conveniente. Outras vantagens do sistema é a ausência de contato manual do coletor de resíduos com o mesmo, sendo realizado por braços mecânicos.

Segundo a Gerente de Sustentabilidade da empresa, a gestão dos resíduos precisa passar pela integração de todas as fases do ciclo, que abrange desde o gerador até retorno à cadeia produtiva, e os contentores e a coleta mecanizada vêm para auxiliar essa integração, eliminando uma lacuna que insiste em permanecer aberta: a falta de estrutura para os detentores dos resíduos realizarem seu papel, como consta na PNRS, permitindo a segregação dos resíduos para o restante do processo.

O objetivo do 3º Workshop sobre Soluções e Tecnologias para a Gestão Integrada de Resíduos é apontar e detalhar as exigências da nova lei e as dificuldades dos municípios para se enquadrar às novas exigências, além de reunir e debater experiências que já foram implementadas em outras cidades brasileiras.

Em menos de dois anos, termina o prazo estipulado pela Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), para a erradicação de todos os lixões e sua substituição por aterros sanitários. Isso significa que, até agosto de2014, todos os municípios terão de estar enquadrados nas diretrizes da nova Lei.

Além da Contemar, já confirmaram presença no workshop o Presidente da Emop, Ícaro Moreno; o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE , Carlos Silva Filho; o arquiteto Gustavo Calazans, da FAU/USP; a Gerente de Resíduos Sólidos Secretaria Municipal do Ambiente – Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio, Cláudia Fróes; a Gerente de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), Pólita Gonçalves; e o gestor do Programa de Resíduos da Prefeitura de Lençóis Paulista, Benedito Luiz Martins, e o representante do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

As inscrições para o workshop estão abertas, mas as vagas são limitadas. Os contatos podem ser feitos através dos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211. O formulário de inscrição também pode ser solicitado pelo e-mail inscricao@planejabrasil.com.br ou pelo Atendimento ao Participante nos telefones da Planeja & Informa, promotora e organizadora do evento.

As empresas privadas que atuam na gestão e desenvolvimento tecnológico para o setor de Resíduos também podem participar do evento, patrocinando o debate e apresentando soluções e tecnologias que possam facilitar a vida dos municípios, agilizar a elaboração de planos e a implantação de tecnologias e modelos de gestão de resíduos que atendam as necessidades das cidades e as exigências da nova lei.

Revista PS

Mais informações clique aqui: www.contemar.com.br/contato.php