Soluções para o problema do lixo

Sofrendo com o lixo exposto? Entre as soluções para o problema do lixo está o uso estratégico de contentores de resíduos para a gestão integrada. Veja como!

O Brasil precisa de muitas soluções para o problema do lixo. Ainda que a coleta seletiva seja obrigatória, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, avançamos pouco nesta questão.

Em agosto de 2019, a PNRS completou nove anos de existência. Porém, devido ao pouco engajamento da população e à baixa mobilização municipal, a coleta seletiva não tem avançado. Uma das principais soluções para o problema do lixo é, justamente, a coleta seletiva.

Sem a coleta seletiva, o material que poderia ser reciclado acaba sendo destinado incorretamente em aterros sanitários. Em outros casos, vão parar em lixões. Esse tipo de destinação causa impactos enormes à saúde pública e do meio ambiente, comprometendo a qualidade do ar, solo e águas. 

Nesse contexto, as soluções para esta questão passa pela conteinerização. Forte aliada da coleta seletiva, a conteinerização requer o engajamento da população. Veja a seguir algumas iniciativas que você pode ter para contribuir com a proteção da saúde coletiva.

As soluções para o problema do lixo começam com a separação entre o lixo reciclável e o rejeito 

O primeiro passo consciente em todos os ciclos de conteinerização é a separação entre resíduo úmido e seco. Resíduo úmido pode ser dividido em restos de alimentos, que podem ser destinados à compostagem, e resíduos úmidos que não podem mais ser reutilizados, como papéis engordurados, papel higiênico e absorventes usados. Não havendo ação de compostagem em sua cidade, os orgânicos devem ser destinados como úmidos, ou seja, encaminhados para aterro.

Os secos, ou recicláveis, devem ser separados, higienizados e disposto para coleta seletiva de forma diferenciada. A conteinerização dupla é a ferramenta ideal de incentivo às pessoas a segregar seus resíduos. 

Mas, antes do R de reciclar, não podemos deixar de lado o R de reduzir. Antes de realizar a segregação em casa é muito importante avaliar se de fato é necessário gerar determinados resíduos. Por exemplo, embalagens de isopor e plástico filme para embalar legumes e hortaliças, será que são realmente necessários?

Um ponto importante a se observar, também, é que como geradores, temos responsabilidades em relação ao descarte dos resíduos que geramos. Por isso, a conteinerização dupla é essencial para acondicionamento correto dessas duas frações de resíduos: a que se pode reciclar e a que não tem tecnologia (ou viabilidade econômica) para se reciclar.

Ao descartar separadamente resíduos de rejeitos e reciclável do não reciclável, diminuiremos o impacto destes materiais em aterros sanitários. Deste modo, haverá o aumento da vida útil destes locais, minimizando o impacto na construção de novos, além de direcionar esses resíduos recicláveis a centrais de triagem para posterior envio à reciclagem. 

Manter os rejeitos e/ou resíduos não recicláveis acondicionados de maneira correta, evita uma série de potenciais danos, como em relação ao chorume, líquido proveniente da decomposição dos orgânicos. Este, se contido, não corre o risco de atingir solo e corpos d’água. 

Contentores

Os contentores modelos C-700 e C-1000 da Contemar são os mais indicados para esse caso. Eles são fabricados com polietileno de alta densidade (PEAD), injetado com proteção contra raios UV, o que os torna muito mais resistentes que outros semelhantes. 

Para ajudar na tarefa de coletar os resíduos úmidos e secos é recomendável a utilização de contentores menores, como o C-360, oC-240 e o C-120 da Contemar. Não só facilitam o transporte do resíduo, como também evitam o contato dos funcionários com o mesmo, previnem acidentes de trabalho e a poluição visual no local. Dessa maneira, são importantes atores nas soluções para o problema do lixo.

Crie uma rotina de coleta no condomínio

Seja o seu condomínio residencial ou comercial, é importante ter uma estratégia clara de gestão de resíduos. O bom gerenciamento é primordial nas soluções para o problema do lixo. Uma vez que o impacto dos resíduos é público, a sua gestão não está separada do coletivo em questão.

Assim, para ajudar as pessoas envolvidas a criarem o hábito da coleta seletiva, a gestão condominial pode colaborar muito criando uma rotina de coleta e oferecendo informações sobre a separação do lixo individualmente. Ou seja, as pessoas precisam entender que são partes ativas nas soluções para o problema do lixo.

Isso mesmo, individualmente! Às vezes a gente esquece que, por trás de toda empresa e toda a geração de resíduo, estão as pessoas. A criação de uma cultura de boas práticas na gestão dos resíduos requer sim a comunicação “boca a boca”.

Em outras palavras, a conteinerização ajuda a proteger a saúde pública. Além disso, facilita o transporte e o manejo dos resíduos dentro do condomínio e no momento da coleta seletiva.

Quer saber mais sobre como nossos produtos podem ajudar na sua gestão? Entre em contato conosco