Container lixo urbano: onde deve ficar?

Um local com má gestão do lixo urbano atrai insetos, animais e doenças. Portanto, ter um contentor bem localizado permite que esses resíduos sejam bem armazenados até o momento em que é recolhido. No entanto, vem a questão: onde o container lixo deve ficar? A população pode opinar nessa decisão?

Neste post, você vai entender como fazer a melhor gestão dos resíduos urbanos com o container de lixo. Confira:

É permitido colocar lixeira na calçada?

Em grande parte das cidades do Brasil, não é permitido colocar lixeiras ou armações em alvenaria sobre a calçada ou no lado externo das portas. Todos os novos edifícios e residências devem fazer a doca voltada para dentro dos limites do seu lote, com ou sem grades de proteção, de forma a dar o perfeito acesso a quem coloca e recolhe o lixo.

O projeto está disponível na prefeitura, na área de planejamento urbano. Quem for pego pela fiscalização e não retirar a lixeira deverá pagar multa.

Já em São Paulo, a colocação de lixeira é permitida, desde que sejam cestos suspensos e que tenha um espaço de 1,20m entre a lixeira e o condomínio para não atrapalhar a circulação na calçada.

Onde o container de lixo urbano deve ficar localizado?

O container de lixo urbano deve ficar localizado em pontos estratégicos da cidade, ou seja, em locais onde há bastante circulação de pessoas e com maior concentração de resíduos em área exposta. 

Esse tipo de caçamba varia bastante de tamanho, mas são, no geral, é bem maior que uma lixeira. Portanto, não deve ficar localizado em calçadas. 

Já o contentor de resíduos de obra precisa ficar dentro dos limites do terreno ou do canteiro de obras no qual estão sendo executados os serviços de construção.

As duas principais formas de colocação do container de lixo urbano são:

  • ponto de entrega voluntária (PEV): é um ponto determinado pela prefeitura, onde a população leva seu resíduo reciclável e deposita em um container;
  • ecoponto: é similar ao PEV, mas tem estrutura para receber outros tipos de lixo, como poda, restos de construção e eletrônicos.

A população pode opinar?

Se a coleta de lixo não tem sido feita corretamente, a população tem todo o direito de entrar em contato com a prefeitura e informar. A colocação de containeres em locais de difícil acesso permite que os moradores possam colocar suas sacolas em um local protegido até o dia da retirada.

Em Barra Mansa (RJ), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, começou a substituir seus 50 contentores por outros mais modernos.

A intenção foi de instalá-los em locais de difícil acesso a coleta. Assim, evita que sacos de lixo fiquem espalhados pelas ruas e que animais rasguem as sacolas. E para facilitar seu uso, houve também construção de baias, sinalização de segurança e orientação de como utilizar os contentores.

Então, além de proteger os resíduos em locais de grande circulação, o container de lixo urbano também evita que regiões de difícil acesso para caminhões (ruas muito inclinadas, por exemplo) fiquem sem esse serviço essencial para a limpeza urbana.