Tipos de reciclagem: saiba mais!

Reutilizar o material descartável é urgente, mas a quantidade de material reservado a esse fim continua sendo baixíssima. Mesmo que sua cidade não incentive a coleta seletiva, fazer essa separação ajuda cooperativas a ter mais material potencialmente reciclável. Mas quais são os tipos de reciclagem? O que pode ou não ser reutilizado?

Neste post, vamos tirar algumas dúvidas sobre como os diferentes processos de reciclagem acontecem e quais itens podem ou não ser reutilizados. Confira:

Quais tipos de lixo podem ser reciclados?

Basicamente, o que pode ser reciclado é papel, vidro, metal e plástico, mas alguns itens dentro desses grupos não serão reaproveitados. Então, é preciso saber separar:

Papel

  • o que pode ser reciclado: papel de escritório, livros, caixas em geral (sem gordura), jornais (que não tenham sido usados por animais), revistas, cadernos, papel cartão, envelopes, papel de fax, papelão, fotocópias, cartolinas e embalagens longa vida;
  • o que não pode ser reciclado: papéis gordurosos e sujos (por exemplo: caixas de pizza), papel carbono, vegetal, fitas ou etiquetas adesivas, papéis plastificados, fotográficos e parafinados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos.

Plástico

  • o que pode: quase tudo o que é feito de plástico pode ser reciclado. CDs e disquetes, sacolas,  potes, copos, embalagens, produtos PET (como garrafas de refrigerante), canos, brinquedos, tubos e isopor;
  • o que não pode: fraldas, embalagens metalizadas (de biscoito salgado, por exemplo), esponjas, cabos de panela e plásticos termofixos, com acrílico ou celofane.

Metal

  • o que pode: latas de alumínio e de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, pregos, papel-alumínio, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres;
  • o que não pode: inseticida, aerosol, latas que contenham verniz, além de clipes, tachas, grampos, esponjas de aço, pregos e canos.

Vidro

  • o que pode: frascos, garrafas de bebida, potes de produtos alimentícios e copos;
  • o que não pode: lâmpadas, espelhos,  cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, vidros temperados, ampolas de medicamento, porcelanas, tubos de TV e de computadores, cerâmicas, refratários e louças de porcelana.

Tecido

Tecidos podem ser reciclados, mas o processo é muito escasso no Brasil, já que os retalhos costumam ser jogados já degradados e sujos e em pouco volume concentrado. O mais comum é o reuso por artesanato, mas o tecido reciclado pode ser usado como matéria-prima para indústrias de colchões, tecido não tecido (TNT), papel-moeda, produtos medicinais, automobilística, metalúrgica e mobiliária.

Quais são os tipos de reciclagem utilizados atualmente?

Os principais tipos de reciclagem são mecânica, energética e química. 

Tipos de reciclagem: mecânica

É o tipo de reciclagem mais usado globalmente para qualquer tipo de material, principalmente plástico. Após a coleta seletiva, o material é enviado para a estação de reciclagem e separado por tipo e cor. Depois, passa pelo processo de empacotamento (é prensado) ou moagem (moído), para seguir à lavagem e secado. Os resíduos seguem para as etapas de aglutinação, extrusão e resfriamento até virarem grânulos, que serão transformados em matéria-prima.

Tipos de reciclagem: energética

É o tipo de reciclagem que, por meio da incineração, transforma o resíduo em energia térmica e elétrica. Na estação de incineração, o lixo é queimado e transformado em resíduo sólido, gasoso e energia. É uma solução ambientalmente viável, já que as usinas de incineração com esse fim usam catalisadores para reter as emissões poluentes.

Tipos de reciclagem: química

É o processo mais complexo, pois os resíduos são reprocessados para serem reutilizados como matéria-prima ou como insumo básico para a produção de novos produtos plásticos. Mas é mais cara e requer grandes quantidades de lixo.

Na estação de reciclagem, o resíduo é aquecido e pode seguir para um dos três processos: hidrogenação (para virar combustível), gaseificação (gás de síntese) ou pirólise (óleo).

Viu como existem diferentes tipos de reciclagem? Então, veja como fazer a sua parte no descarte de lixo urbano!