Contêiner de lixo permite descarte de resíduos a qualquer momento

Entre outras facilidades, o contêiner de lixo permite que o descarte de resíduos seja feito a qualquer momento. Leia mais!

O contêiner de lixo, que também pode ser chamado de contentor, traz inúmeros benefícios. Não apenas ajuda a organizar o ambiente como também torna o descarte de resíduos mais prático para os usuários.

Em locais onde não há contêiner de lixo, os moradores precisam esperar o momento correto da coleta para fazer o descarte. Porém, nem sempre as pessoas podem aguardar que o caminhão de lixo passe. 

Por conseguinte, o lixo acaba sendo descartado em sacos plásticos que, expostos às intempéries e ação de animais, terminam rasgando e causando problemas. Veja a seguir como resolver esse problema.

O contêiner de lixo facilita o descarte

Um dos grandes desafios do gerador é aguardar o momento exato para colocar seu resíduo à disposição da coleta. Isso porque se colocar em outro momento, além de estar suscetível a advertência e até multa, pode vir a colocar em risco o meio ambiente e a saúde pública. Em geral, a coleta domiciliar e a coleta seletiva ocorre em dias e horários específicos. Caso não haja contentores no local, os moradores ou condôminos precisarão esperar próximo ao horário do caminhão passar para dispor para coleta.

Alternativamente, algumas pessoas acabam depositando o lixo em sacos plásticos em locais não apropriados. Com isso, o resíduo fica exposto às intempéries, atraindo animais vetores de doenças e causando problemas ambientais.

Porém, a presença do contêiner de lixo, ou contentor, permite que os resíduos sejam descartados em qualquer horário.

O contêiner de lixo ajuda a manter o ambiente organizado

Outro grande benefício do contêiner de lixo é a organização do ambiente. Morar próximo ou deparar-se com depósitos de lixo a céu aberto é uma experiência desagradável e nociva à saúde.

Ao instalar contentores, o ambiente fica mais organizado, melhorando a qualidade de vida da comunidade e evitando problemas ambientais. Não obstante, o contêiner ajuda os trabalhadores que coletam o lixo, tanto os catadores de reciclável quanto os funcionários da coleta domiciliar convencional.

Isto porque oferecem um local pré determinado para a coleta, aumentando a eficiência. Além disso, quando o caminhão é adaptado com braço mecânico, possibilita a coleta mecanizada. Para que o processo todo ocorra da melhor forma possível, a participação das pessoas é fundamental.

A participação das pessoas também é muito importante na manutenção dos contentores

Para que um sistema de gestão de resíduos funcione bem, a comunidade deve se envolver. Além de criar o hábito de separar o lixo corretamente, é importante que as pessoas utilizem os contentores de lixo como uma mobiliário urbano, trazendo esse sentido de proteção ao equipamento.

Em alguns locais, o contêiner pode sofrer vandalismos ou não ser higienizado corretamente. Com isto, o que seria um importante aliado na solução para o problema do lixo acaba tornando-se um problema ainda maior.

Em resumo, o contêiner ou contentor de lixo organiza o ambiente e facilita a vida dos moradores. 

Conheça nossas soluções para o problema do lixo! Conheça a conteinerização.