Trabalho como coletor de lixo: como evitar acidentes

O coletor de lixo é um dos profissionais que mais sofre acidentes de trabalho. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, cerca de 60% dos registros de acidentes são desses trabalhadores. A razão para isso é bem simples: estima-se que 59,7% dos municípios brasileiros destinam os resíduos de modo incorreto.

Além da saúde do coletor, os resíduos mal acondicionados podem trazer prejuízo à saúde pública. Também existe o risco de ferimentos e contaminações diversas. O lixo não destinado fica exposto, o que é especialmente problemático no caso de materiais perigosos. 

Qual o problema, para o coletor de lixo, quando o resíduo não é armazenado corretamente?

O resíduo não armazenado, além de ser a principal causa de acidentes de trabalho de um coletor de lixo, é um grave problema de saúde pública.

O risco está na falta de cuidado por parte do gerador. Ainda é muito comum no Brasil o pensamento de que o lixo “é responsabilidade do próximo”, ou melhor, “não é minha”. Esse paradigma precisa ser quebrado, e todo gerador precisa ter consciência de sua responsabilidade com os resíduos gerados.

Isso porque o reflexo dessa falta de consciência é sistêmico, nos retornando globalmente com fatos cada vez mais noticiados, como o aquecimento global, por exemplo.

Importância da conteinerização

Retornando a nível local, onde de fato nossas ações são efetivas, é necessário, para evitar acidentes, acondicionar resíduos cortantes quebrados em nossa residência de forma a proteger o coletor.

Outro ponto é, se esse município,proporcionasse aos seus moradores sistema de conteinerização, essa gestão estaria mais segura, já que os coletores não teriam contato direto com os resíduos, eliminando o risco de acidente por falta de ação consciente do gerador.

Cuidado com os resíduos de saúde garantem segurança do coletor de lixo

Casos mais extremos são quando se encontra Resíduos de Serviço de Saúde – RSS na coleta domiciliar. Geralmente são descartados por estabelecimentos de assistência à saúde, como clínicas, consultórios, hospitais. etc. Também existem os casos de pessoas que utilizam insulina e acabam descartando agulhas e seringas no lixo comum de suas residências.

Outros materiais cortantes são vidros quebrados ou fragmentos de outros materiais, como cerâmicas, plásticos duros, pedaços de madeira, entre outros. Todos esses riscos, no entanto, podem ser evitados com o uso de coletores de lixo apropriados.

No caso de materiais cortantes e perfurantes, o descarte deve ser feito em embalagens apropriadas. Os materiais perfurantes frequentemente são também contaminantes. É o caso, por exemplo, de seringas e agulhas utilizadas em clínicas, postos de saúde ou locais de tatuagem.

Caso uma pessoa, seja um coletor de lixo ou um transeunte desavisado, entre em contato com esse resíduo mal descartado, ela pode se contaminar. Além disso, o lixo exposto atrai animais vetores de doença, como ratos e mosquitos.

Além dos já citados, outros materiais perfurantes perigosos são pregos e parafusos enferrujados. Esses materiais são encontrados com frequência em restos de demolição.

O problema é que o material enferrujado pode abrigar a bactéria do tétano, doença potencialmente letal. Aliás, caso alguém tenha pisado num prego enferrujado, essa pessoa deve imediatamente encaminhar-se para um posto de saúde para receber a vacina antitetânica. Essa doença, mesmo que curável, pode deixar sequelas graves no sistema nervoso se não for tratada em tempo.

Por que um contentor de lixo de plástico é a melhor solução para evitar acidentes?

O contentor de lixo de plástico é a melhor solução porque, além de ser fácil de limpar, mantém os resíduos separados do ambiente. Também, o material que compõe os contentores é resistente aos objetos perfurantes e cortantes, impedindo os acidentes de ocorrerem. 

No entanto, a principal vantagem é possibilitar a coleta mecanizada. Isso porque os acidentes de trabalho são em função do mau armazenamento e pelo processo de coleta. Isto é, ter que correr atrás do caminhão e entrar em contato direto com o resíduo tornando a profissão perigosa! 

Em resumo, ao acondicionar o resíduo em contentores plásticos, melhoramos o ambiente, evitamos acidentes e otimizamos a coleta.