A coleta de lixo mecanizada é a forma mais eficiente de remoção de resíduos sólidos urbanos. Para que ela tenha sucesso, no entanto, a colaboração dos usuários é fundamental. Veja a seguir o passo a passo de como funciona e que itens compõem a coleta de lixo mecanizada.

Coleta de lixo mecanizada passo a passo

Passo 1: depositar o resíduo no contentor 

A primeira etapa da coleta de lixo mecanizada ocorre quando os usuários depositam seu lixo nos contentores. Neste caso, os contentores de resíduos são os grandes, geralmente com volumes superiores a 700 litros. Os resíduos devem estar acondicionados corretamente e separados em duas frações ao mínimo para possibilitar a reciclagem da fração seca.

Passo 2: chegada do caminhão

A segunda etapa é o caminhão de recolhimento estacionar ao lado dos contentores. A manobra deve ser feita de modo a permitir o acoplamento do contentor ao caminhão. Por essa razão, os contentores devem ser fabricados de acordo com a NBR – ABNT 15.911.

Passo 3: acoplamento do contentor ao caminhão para uma coleta de lixo eficiente

A terceira fase da coleta mecanizada é o acoplamento do contentor de lixo ao caminhão coletor. Esse acoplamento é feito encaixando-se os braços mecânicos do caminhão aos munhões do contentor.

Passo 4: suspensão do contentor e despejo no interior do caminhão

Uma vez acoplado, o contentor de lixo é erguido de modo a despejar seu conteúdo no interior da caixa compactadora do caminhão coletor. Sendo assim, eliminando grande parte do esforço físico do coletor.

Passo 5: devolução do contentor de lixo à posição inicial

Por fim, o contentor é novamente alocado no seu local original. Periodicamente, são realizadas limpezas e manutenção para reparos de eventuais danos.

A coleta mecanizada tem muitas vantagens em comparação com o sistema porta a porta. A começar pelos benefícios da conteinerização, que  minimiza a ocorrência de enchentes. Isso porque o lixo conteinerizado não será arrastado pelas águas das chuvas para as bocas de lobo. A má destinação dos resíduos, afinal, é uma das principal causa de enchentes nas cidades.

De modo semelhante, a conteinerização evita o contato de animais de rua e vetores de doenças com o lixo, reduzindo sua proliferação. Com isso, a saúde pública fica mais protegida.

Em acréscimo, a coleta mecanizada otimiza o uso dos recursos. Comparada com o sistema porta em porta, a coleta mecanizada reduz aproximadamente 35% do combustível necessário para o recolhimento do resíduo. Isso por que, além de ser mais rápida, não precisa passar em todas as ruas, desde que o estudo seja bem feito para minimização de rotas, até alcançando a minimização de frota. 

Para que a coleta mecanizada seja bem sucedida, você deve participar com o seguinte:

  • Não destine entulhos, pneus, restos de poda e jardinagem, eletrodomésticos, lixo eletrônico, lâmpadas e móveis velhos nos contentores. Materiais como pilhas e lâmpadas devem ser encaminhados para processos de logística reversa presentes em sua cidade;
  • Não troque o contentor de lixo de lugar. A rota dos caminhões é planejada com antecedência. Trocá-los de lugar pode impedir ou atrasar a coleta;
  • Respeite as indicações de contentor de resíduo seco e orgânico. Em alguns locais, apenas o resíduo orgânico é recolhido por coleta mecanizada;
  • Use sempre sacos de lixo para destinar os resíduos nos contentores;
  • Feche a tampa do contentor após terminar de depositar seu lixo.

Coleta de lixo mecanizada: um passo a passo