A NOVA ERA DA CIDADE DE SÃO PAULO; CONTEINERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS

Conhecida pelo seu gigantismo, a cidade de São Paulo enfrenta um grandioso desafio diário: manter as ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos livres de sujeira.

Com a maior população do Brasil e da América latina, a operação para dar conta de todos os serviços de limpeza urbana não pode falhar e para isso ambos os consórcios contratados pela cidade de São Paulo optaram pelas soluções de contenerização da Contemar Ambiental.

Com o objetivo de conseguir a colaboração da população foi criada a campanha ‘ Eu Limpo São Paulo’. Deste jeito os 11 milhões de paulistanos ajudaram na grande tarefa de manter uma cidade limpa e bonita.

Com o novo sistema de limpeza urbana na capital paulista, milhares de papeleiras já forem instaladas, são elas que ficam afixadas em vias públicas em pontos estratégicos como em ponto de ônibus, poste de iluminação publica, e etc.

Já os contentores de resíduos orgânicos (1.000 Litros) foram instalados em feiras livres, e em outros lugares de grande geração e acumulo de lixo.

Para a coleta seletiva foram fornecidos coletores com capacidade de 2.500 litros para serem utilizados como PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Estão, sendo instalados e prontos para o uso, todos adesivados com instruções para os usuários, os primeiros foram colocados em Ecopontos e prédios públicos como Centros Educacionais Unificados (CEUs), por exemplo.
Desde Maio as grandes caixas verdes estão aparecendo em bairros residenciais como na Rua São Serapião, na zona leste. Na frente da estação Patriarca da linha 3- Vermelha do metrô, também foram colocados dois PEVs no sábado.

Quem trabalha próximas as ruas onde as lixeiras foram instaladas diz que a quantidade de lixo jogado no chão reduziu ‘’ Eles colocaram uma lixeira bem perto da outra. Não tem como o cara dizer que não viu’’, afirma o taxista Rubens Marzagoto, de 58 anos que fica em um ponto na Avenida São Francisco Matarazzo, Agua Branca, zona Oeste da Capital. Lá, há uma papeleira a cada 50 metros. ’’

Concluímos que a Contemar Ambiental junto com consorcio SOMA e INOVA, e mais de 13 mil profissionais contam com a sua ajuda para transformar São Paulo uma referencia de limpeza e conservação, e para o sucesso desse programa, está na conscientização da população, pois a cidade mais limpa é a que menos se suja.