ENTENDA SOBRE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Os chamados Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs, de acordo com a norma NBR.10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), denominados popularmente como resíduo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial dos centros urbanos.
Os resíduos sólidos urbanos podem ser classificados das seguintes maneiras:
- Matéria orgânica: restos de comida;
- Papel e papelão: jornais, revistas, caixas e embalagens;
- Plásticos: garrafas, garrafões, frascos, embalagens;
- Vidro: garrafas, frascos, copos;
- Metais: latas;
- Outros: roupas, óleos de motor, resíduos de eletrodomésticos.
Os resíduos sólidos urbanos podem ser coletados de forma indiferenciada ou seletiva. Indiferenciada quando não ocorre nenhum tipo de seleção durante a coleta; ou a seletiva, quando os resíduos são recolhidos e já separados de acordo com seu tipo e destinação.
Embora ainda pouco difundida, a separação do lixo e a consequente reciclagem de certos tipos de materiais vêm ganhando importância na vida de muitas pessoas e empresas. As vantagens da separação dos resíduos sólidos urbanos de maneira consciente trazem inúmeros benefícios à natureza, além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas restos de resíduos que não podem ser reaproveitados.
O primeiro passo da reciclagem começa na sua própria casa reduzindo o consumo de resíduos. Ao utilizar embalagens reutilizáveis é possível gerar um ciclo reaproveitamento do que antes poderia ser descartado. Fazer a separação de materiais recicláveis com relação aos orgânicos facilita o trabalho das empresas de coleta e contribui com o trabalho das unidades de reciclagem.
Muitos dos resíduos sólidos urbanos que são descartados podem se tornar verdadeiro tesouro lucrativo se bem aproveitado.
QUALIDADE DA COLETA SELETIVA
A qualidade na operação da coleta de resíduos sólidos urbanos depende do acondicionamento apropriado do lixo. Uma vez que a coleta seletiva é iniciada em um município, é necessário que o cidadão possua locais e dispositivos adequados para descarte dos itens orgânicos e recicláveis.
Uma ótima opção é o uso de contentores de lixo, disponíveis em diversos tamanhos para que o cidadão possa depositar de maneira fácil e prática o seu resíduo. Além disso, esse sistema de conteinerização elimina odores indesejados, animais rodeando o lixo e enchentes.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) coloca a responsabilidade não apenas da indústria e no comércio, mas também em quem descarta de maneira pouco ecológica seus itens, colocando a vida de outros em risco e degradando o meio ambiente.
Fonte: ECycle / MeuResíduo